Abertura de conta online: redução das barreiras entre bancos e clientes
Por Vitor Precioso
12 novembro 2018 - 08:30 | Atualizado em 29 maio 2023 - 18:04
O processo de abertura de conta online veio para substituir o método tradicional. O convencional é aquele em que o cliente deve comparecer até a instituição com todos os seus documentos para abrir a sua conta. Agora, no atual estágio de desenvolvimento tecnológico, ter uma alternativa digital para realizar esse procedimento é muito mais que um diferencial: é uma necessidade de seus clientes.
A transformação digital é um passo fundamental para o crescimento da sua empresa. Mais do que ter tecnologia para avançar na era digital, também é preciso conhecer quem é seu cliente e quais são os seus desejos.
Tornar digital o processo de abertura de conta permite que instituições financeiras consigam agilizar suas respostas e melhorar a produtividade de sua equipe. É possível reduzir os custos nessas operações, simplificar procedimentos e ter um maior controle do volume de demandas.
Já é perceptível para as instituições financeiras que os clientes buscam cada vez mais autonomia, acesso online, resoluções ágeis e navegação intuitiva. Seja para pagar contas ou investir no mercado financeiro, querem que esses processos sejam rápidos e sem burocracia. Não querem enfrentar filas ou sempre comparecer em um local físico para resolver situações simples.
O formulário de cadastro
Desde o cadastro, é preciso oferecer uma experiência mais agradável para que o usuário forneça os seus dados e não acabe abandonando esse processo. Com esse recurso online, os clientes podem fazer seu próprio cadastro de forma rápida e segura, sem ter que comparecer à sua empresa.
As informações solicitadas já servem para traçar o perfil de seu cliente, oferecendo produtos e serviços financeiros mais direcionados para suas necessidades.
A experiência do usuário
A experiência do usuário, ou user experience (UX), deve conduzir o usuário por todo o processo de abertura de conta. É uma área do design que busca estudar o comportamento do cliente para oferecer a melhor experiência enquanto estiver navegando pela página.
Esse trabalho é muito importante para aproximar a empresa do cliente. Por isso, o processo de UX começa com a pesquisa para entender o que seu design precisa oferecer para o seu cliente, traçando personas para entender sua biografia, seus interesses, suas necessidades e suas motivações.
A partir daí, é feita uma síntese de propostas para criar experiências positivas e favoráveis para as personas. Com isso, inicia-se a aplicação e testes até chegar num resultado que agrade.
No processo de abertura de conta, a UX permite pensar todo o processo de preenchimento de cadastro, quais dados serão solicitados primeiros, a ordem das telas, a aparência das telas de formulário. Tudo isso é pensado para convencer o cliente a concluir o processo de abertura de conta.
Quais dados solicitar no processo de abertura de conta online?
Durante o preenchimento do formulário online, é comum que as instituições financeiras solicitem várias informações para os seus clientes:
- nome/razão social,
- CPF/CNPJ,
- RG,
- data de nascimento,
- endereço completo,
- renda mensal,
- outras contas, etc.
Para validar esses dados, são solicitados os documentos comprovando essas informações.
No entanto, quando o cliente está preenchendo o cadastro e se depara com muitas solicitações para envio de documentos, pode acabar abandonando o processo. Pode ser que considere que estão complicando-o demais e que não tenha os documentos à mão no momento.
É claro que os documentos são importantes para validar a abertura de conta. No entanto, é preciso avaliar qual o momento adequado para solicitá-los. Peça inicialmente somente as informações que são essenciais para continuar o processo. Avalie o que é realmente obrigatório receber para abrir uma conta. Quanto mais simplificado você conseguir tornar o cadastro para o usuário, mais rápido poderá validar sua abertura de conta e tê-lo como cliente.
Acompanhamento das conversões
Algumas instituições financeiras utilizam um cadastro online para receber seus novos clientes. Mas, internamente, os dados são repassados um a um para abertura de conta manualmente.
Com uma plataforma online para gestão das conversões é possível consultar, intervir e solicitar alterações nos dados e o reenvio de documentos. Poder controlar todo o processo a partir do backoffice torna suas ações mais rápidas e dinâmicas.
Caso um usuário tenha abandonado o preenchimento do cadastro “no meio do caminho”, é possível saber quais dados ele preencheu, o que ainda falta, em qual tela o processo foi interrompido. A partir daí, é possível extrair insights para entrar em contato com esse potencial cliente para tentar reverter esse abandono e conseguir melhorar seu formulário para evitar que outros usuários façam o mesmo.
Esteira de validação
A esteira de validação é o processo que reconhece as informações passadas pelos clientes. A validação pode ser feita manualmente, consultando cada informação nos bancos de dados que a empresa tem acesso, ou pode ser feita de maneira automática, integrando a plataforma com mecanismos de validação cadastral.
A otimização digital do processo de abertura de conta torna, então, a relação com o clientes muito mais dinâmica. Esse processo passa a estar adequado à realidade cada vez mais virtual.
Deixe um comentário