Como ser um testador no Agile?
Por Rogério Marques
23 outubro 2018 - 10:32 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:31
Como ser um testador no Agile? Essa pergunta pode parecer boba, porém, com o crescimento da metodologia ágil, muitos profissionais de Qualidade de Software se questionam sobre como ser um bom QA no Agile.
Quando buscamos entender mais sobre o Desenvolvimento Ágil, nos deparamos com o Manifesto Agile que traz os seguintes pilares:
- Indivíduos e interações entre eles mais que processos e ferramentas;
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
- Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Conhecendo esses valores do Agile ficou fácil se adequar a esse novo formato, não é mesmo? A minha resposta é: não! Conforme buscamos mais conhecimento percebemos que QAs dentro de um ambiente ágil se sentem excluídos da equipe, já que o paradigma do teste é não ser ágil!
Testadores tradicionais geralmente adotam os seguintes hábitos:
- Formam uma equipe de teste independente;
- Participam de uma parte do processo de desenvolvimento (geralmente no final do projeto);
- Escrevem casos de teste baseados em especificações de requisitos e contrato com o cliente;
- Criamos planos de teste e executamos sempre mantendo esses mesmos testes.
Os passos citados acima não descrevem um caminho errado para o testador de software tradicional, porém seguindo esse trajeto o profissional não conseguirá se tornar parte da equipe que atua seguindo a metodologia ágil.
Vamos ser um time Ágil?
Quando olhamos para o guia do Scrum a respeito da equipe de desenvolvimento na qual o QA faz parte, podemos dizer que:
“A Equipe de Desenvolvimento é formada por profissionais que realizam o trabalho de entregar um incremento potencialmente liberável do produto concluído no final de cada Sprint.”
Seguindo esse objetivo e buscando ser o testador ideal para um time ágil podemos dizer que o QA precisa ter as seguintes características:
- Ser auto-organizado;
- Ser multifuncional;
- Possuir responsabilidade sobre o desenvolvimento do produto como um todo.
As características citadas acima parecem simples, porém podem trazer um resultado significativo para o QA em ambiente ágil, veja:
Ser auto-organizado
Dentro do time ágil ninguém irá dizer a equipe de desenvolvimento como devem trabalhar para que o Product Backlog seja transformado em funcionalidades entregáveis. Você e sua equipe devem se organizar para definir as tarefas e alcançar o objetivo com sucesso.
Ser multifuncional
O QA, o DEV e toda a equipe que trabalha para entregar um incremento devem possuir um perfil multifuncional, assim a equipe se apoiará e juntos entregarão um produto de qualidade.
Possuir responsabilidade sobre o desenvolvimento do produto como um todo
O desenvolvedor não é o único responsável pela entrega. Sendo assim, é importante adotar uma visão de responsabilidade sobre o produto como um todo apoiando a quem for necessário com seu conhecimento e habilidades.
Até aqui, podemos chegar à conclusão de que a metodologia ágil não reconhece papéis ou sub-equipes, mas membros que trabalham juntos para entregar um produto final.
A dica é: Seja um testador com habilidades em forma de T, aquele que não possui apenas o conhecimento e as capacidades necessárias para testar uma entrega, mas também que poderá lidar com a área de negócios, desenvolvimento e até mesmo operações, contribuindo ainda mais com sua equipe e promovendo a excelência do produto final.
Deixe um comentário