Veja as maiores mudanças que a Internet das Coisas (IoT) trará
Por Leonardo Reis Vilela
29 fevereiro 2016 - 10:30 | Atualizado em 29 maio 2023 - 10:14
A Internet das Coisas (também conhecida como Internet of Things ou apenas IoT) é uma tendência na área da tecnologia que está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Novos aparelhos estão sendo incorporados ao nosso dia a dia, tornando as rotinas mais convenientes e simples.
No ambiente corporativo, não é diferente. O uso de soluções tecnológicas para tornar rotinas operacionais mais eficientes não é novidade. Mas com a IoT, empresas podem obter mais informações sobre os seus processos, tornar os seus serviços e produtos mais eficientes e atingir novos mercados.
IoT devices mudando a cultura das empresas
No ambiente corporativo, a Internet das Coisas pode representar uma verdadeira revolução nas estratégias operacionais, de marketing e vendas. Ela será responsável pela criação de novos modelos de negócios, voltados para o consumidor e pelo aperfeiçoamento de produtos de acordo com os hábitos do público-alvo da empresa. Ferramentas de Big Data serão empregadas para entender e antecipar tendências, melhorando as receitas do negócio.
As rotinas internas também serão impactadas pelos novos equipamentos. Sensores serão empregados por companhias para captar informações sobre os seus processos operacionais, permitindo o rastreamento completo dos pontos que necessitam de melhorias. Assim, novas políticas poderão ser implementadas, buscando a otimização dos serviços internos.
O potencial desses novos dispositivos é tão grande que estima-se que, até o final dessa década, o número de aparelhos conectados à internet passará de 50 bilhões. Eles serão responsáveis por novos desafios que, uma vez vencidos, podem tornar empresas mais inovadoras e competitivas.
Maiores desafios da Internet das Coisas
Para ganhar o mundo, a Internet das Coisas ainda precisa vencer alguns desafios. Como toda nova tendência na área de TI, há vários detalhes que precisam de melhorias. O principal deles, no momento, é a segurança de dados. Produtos que coletam informações o tempo inteiro sempre criam uma grande quantidade de registros. Nesse cenário, empresas devem desenvolver tecnologias e políticas de segurança que tornem os seus produtos e serviços mais confiáveis.
Hoje, os consumidores procuram soluções digitais capazes de garantir a privacidade dos seus usuários. Para que isso ocorra, métodos de criptografia, protocolos de segurança e rotinas de monitoria devem ser adotadas, mantendo a confiabilidade de cada sistema digital.
Esses detalhes, no entanto, não devem impedir a adoção rápida da Internet das Coisas no ambiente corporativo. Companhias devem buscar, a todo momento, novas formas de se manterem competitivas frente aos seus concorrentes.
Diante disso, a IoT representa uma nova forma de relacionar com os consumidores. Mais dinâmica, rápida, eficiente e personalizada.
Quer saber mais sobre a Internet das Coisas e outras tendências tecnológicas? Então curta nossa página no Facebook e confira as novidades em primeira mão!
Deixe um comentário