Análise de crédito automatizada: como fazer?
Por Vitor Precioso
24 março 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 maio 2023 - 10:53
A probabilidade de inadimplência está entre as maiores preocupações das empresas, e com razão. Afinal, o risco de um cliente não realizar o pagamento de uma conta e ficar com uma dívida em aberto pode impactar (e muito) o financeiro de um negócio.
A análise de crédito é uma forma da empresa se proteger contra a inadimplência, verificando o histórico financeiro do cliente. Entretanto, esse procedimento tende a ser bastante demorado, ainda mais se o estabelecimento lidar com um volume alto de transações e consultas.
Nesse sentido, eis que você deve estar se questionando: “E não existe uma forma de otimizar esse processo?”.
Ficamos felizes em dizer que sim, existe! Por meio da análise de crédito automatizada.
Quer saber como funciona a automação desse procedimento e quais seus benefícios? Então, continue com a gente!
O que é análise de crédito automatizada?
A análise de crédito automatizada é um procedimento semelhante à consulta tradicional. A diferença é que, em vez de ser realizado manualmente, a empresa usa uma plataforma para fazer a pesquisa automática das informações.
Isso significa que a empresa não precisa perder tempo consultando cada CPF ou CNPJ de forma individual. Pode acessar a sua conta para analisar e validar os dados de uma só vez.
A grande vantagem de utilizar uma plataforma digital de consulta e validação é a garantia de mais agilidade no processo de análise de crédito. No entanto, existem outros benefícios que também são importantes e precisam ser citados nesse conteúdo.
Abaixo, veja quais são:
- Integração de dados: como realiza a integração de dados, a empresa pode usar a plataforma para acessar diversas fontes de informações e garantir uma análise de crédito quase que instantânea.
- Redução de inadimplência: a empresa pode, também, usar a plataforma para monitorar o CPF ou CNPJ, e com base nesse histórico identificar o limite de crédito ideal para cada perfil de cliente. Diminuindo, assim, a inadimplência.
- Maior produtividade: como na plataforma a consulta e validação são feitas em poucos segundos, a empresa consegue aumentar a produtividade da sua equipe, garantir mais economia e otimizar o atendimento ao consumidor.
- Aumento nas vendas: visto que pode realizar um volume grande de consultas em apenas poucos cliques, a empresa consegue aumentar a quantidade de liberação de crédito diárias e, consequentemente, vender mais.
Como funciona o processo de automatização?
A análise de crédito automatizada ocorre através de ferramentas que usam APIs para validar as fontes de consultas.
APIs, também conhecidas por Application Programming Interface, são interfaces de programação que possibilitam a comunicação entre diversas plataformas. O que contribui para simplificar pagamentos, consultas e, inclusive, validação de dados.
Sabe quando você quer publicar uma foto no perfil do Instagram e o aplicativo oferece a opção de compartilhar, também, no Facebook? Ou quando você quer comprar um produto na internet e o site disponibiliza vários tipos de cartões de crédito para realizar o pagamento?
Então, esses são alguns exemplos de uso de APIs, e o funcionamento é praticamente o mesmo quanto à análise de crédito automatizada.
A plataforma vai usar outras aplicações que usam APIs (Serasa, por exemplo) para realizar a troca de informações relacionadas à situação cadastral do cliente.
Para quais empresas a automação de análise de crédito é recomendada?
Existem alguns critérios que podem reforçar a necessidade da empresa tornar a análise de crédito automatizada.
Estabelecimentos que possuem um volume alto de transações de clientes e realizam uma quantidade significativa de consultas diárias precisam agilizar o processo, de modo a entregar um atendimento rápido ao consumidor. Assim, a automatização é fortemente recomendada nesses casos.
Claro que não existe qualquer tipo de restrição para quem quer investir na tecnologia, e qualquer empresa que deseje modernizar seu processo de análise e validação pode recorrer a uma plataforma digital para ajudar.
Problemas que a automatização de análise de crédito resolve
Agora que você já sabe o que é análise de crédito automatizada, como funciona o processo e para quais empresas a tecnologia é recomenda, veja quais são os principais problemas que a automatização resolve:
1- Produtividade
Trabalhos manuais tendem a ser desgastantes e podem deixar a equipe desmotivada. Isso, consequentemente, pode impactar a qualidade do serviço, a produtividade, inclusive o alcance das metas.
A automatização, portanto, pode ajudar a solucionar esse problema, já que todo o processo de análise e validação é concluído em poucos segundos.
2- Risco de erros por trabalho manual
A mão de obra humana é mais suscetível a cometer erros, uma vez que problemas de digitação, motivação e até preocupações externas podem afetar a concentração.
A automatização também pode ajudar nesse problema, pois a plataforma usada para realizar as consultas e validar os dados consegue integrar todas as informações.
3- Assertividade na tomada de decisão
Se a empresa possui pouco acesso à informação, ela tende a tomar decisões baseadas unicamente no feeling e não em dados. Já pensou em como isso pode ser arriscado para os negócios?
Assim como na produtividade e risco de erros, a automação também ajuda nesse problema, entregando apenas informações atualizadas e confiáveis que reforçam a elaboração de estratégias e tomada de decisão.
Como fazer uma análise de crédito automatizada
Como falamos anteriormente, a análise de crédito automatizada ocorre por meio de uma plataforma. Ou seja, para automatizar o processo, tudo que a empresa precisa fazer é investir em uma solução que permita a consulta e validação de dados.
O Data Engine, por exemplo, é uma tecnologia desenvolvida pela Cedro Technologies para facilitar todo o processo de consulta e validação.
A solução é totalmente digital, o que significa que o empresário pode acessar todas as funcionalidades remotamente e garantir uma série de benefícios, apenas pagando uma mensalidade.
Por meio do Data Engine, a empresa pode coletar, processar, consultar e avaliar todos os dados de forma superfácil, econômica e segura. Reduz, assim, o tempo de serviços e a incidência de erros.
Incrível, não é?
Certamente, fazer a análise de crédito é um processo demorado. Mas já imaginou conseguir simplificar tudo apenas com uma plataforma? Pois bem, com o Data Engine é possível.
Deixe um comentário