13 dicas para profissionais de finanças se diferenciarem
Por Bruno Zago
02 agosto 2016 - 20:07 | Atualizado em 10 agosto 2023 - 12:55
A gestão, análise e tomada de decisão envolvendo dinheiro e recursos monetários é uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa. Responsável por executar todas essas tarefas, o profissional de finanças tem sido extremamente requisitado pelas corporações, mas acaba encontrando entraves e barreiras diante de um mercado tão competitivo.
Segundo matéria publicada pelo Investnews, no ano de 2022 o Brasil possuía mais de 500 mil bancários atuando em setores administrativos, e cerca de 15 mil autônomos no mundo dos investimentos, provando que a situação profissional dessa área tem se tornado cada vez mais saturada e volumosa.
Nesse sentido, é de extrema relevância estar atento a tendências do setor, assim como a maneiras de se diferenciar dos inúmeros indivíduos que já atuam no campo da finança. Para te ajudar a alavancar a sua carreira e ultrapassar as qualificações de outros profissionais, preparamos esse artigo de como você, colaborador da área financeira, pode se diferenciar dos demais. Confira!
Como alavancar a carreira no mundo das finanças
Existem diversos tipos de profissionais na área financeira, como contadores, analistas, gestores de investimentos, tesoureiros e muitos outros. Com tantas profissões, encontrar um meio de agregar mais na suas qualificações é a forma ideal de alavancar o seu desenvolvimento profissional, e é sobre isso que as seguintes dicas se tratam.
1 – Sua formação
O profissional deve ter uma ampla formação e conhecimento. Certificações como CPA 20, CEA e CFP, entre outras, fazem diferença.
2 – O poder da informação
Um excelente profissional é um devorador de informações. Ele lê diariamente várias fontes de notícias e deve ser capaz de traduzir essas informações de maneira simples para seu cliente.
3 – Conhecimento do mercado
Busque formação teórica, mas a vivência prática no dia a dia conta muito. Ter vivido momentos distintos (crescimento econômico e crise econômica) do mercado pode equilibrar as decisões e opiniões.
4 – Educação financeira e alinhamento
Não auxilie seu cliente somente nas aplicações. Uma maneira de se diferenciar é conhecendo bem projetos e sonhos dele. Entenda seus objetivos, faça simulações, auxilie nas tomadas de decisão. Preocupe-se com o resultado que o cliente obterá conforme suas necessidades e anseios. Esteja 100% alinhado com o cliente sem se preocupar somente com sua remuneração pessoal.
5 – Faça parcerias
O profissional deve trabalhar em boas parcerias com contadores, advogados, gerentes dos bancos e provedores de soluções para fornecer um melhor atendimento ao seu cliente.
6 – Seja um exemplo
Se você atua no segmento de investimentos, os clientes irão seguir o que você fala, desde que você faça o que diga. Se você atua com investimentos e tem independência financeira, isto valerá muito como exemplo na hora de convencer um cliente a aplicar em algum produto com o qual você está assessorando-o.
7 – Cuide da aparência
Cuidar da aparência pode ser um detalhe que passe despercebido, mas pode fazer diferença na hora de transmitir confiança e credibilidade ao cliente. Lembre-se, portanto, de estar sempre bem-vestido.
8 – Relacionamento
Ter bom relacionamento com clientes e amplo networking é muito importante. Quando se fala em investimentos e finanças, isto envolve abertura de projetos pessoais e de intimidades. Desta maneira, antes de conquistar a “conta” do seu cliente, você precisa conquistar a sua confiança.
9 – Contatos com o mercado
Um profissional do mercado deve ter um excelente relacionamento e contatos com agentes do meio, como gestores, corretoras, bancos, entre outros.
10 – Credibilidade
Invista na credibilidade. Se você quer estar próximo de seus clientes e assessorá-los da melhor maneira possível, é importante ter credibilidade pessoal. Ou seja, tenha mais cuidado com suas atitudes no ambiente profissional e no dia a dia.
11 – Conteúdo
As pessoas, principalmente das últimas gerações, estão habituadas a buscar informação preferencialmente na internet. Uma estratégia relevante é passar a escrever sobre assuntos de finanças e investimentos. Desta maneira, você gera credibilidade e pode ser encontrado por outras pessoas que buscam informações sobre como investir melhor, educação financeira e assuntos relacionados. O conteúdo pode ser disponibilizado em diferentes fontes, como LinkedIn, Facebook, Twitter e blog pessoal.
12 – Blog Pessoal
Ter um blog pessoal é uma ferramenta relevante e poderosa. Por meio de um blog, você pode centralizar suas dicas, comentários, conteúdos e ferramentas para educação financeira e simulações. Seus clientes e outros usuários na internet podem buscar informação e, assim, conhecer mais sobre o seu trabalho.
13 – Inovação e Startup
Outra maneira de se diferenciar no mercado é inovar e investir em soluções tecnológicas. Crie ferramentas próprias, planilhas, produtos e serviços diferenciados. Pense em como seus clientes poderiam utilizar sua inteligência e conhecimento mesmo que não estivessem com você. Neste sentido, muitos profissionais de investimentos têm investido no desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias, criando novos produtos, Startups e Fintechs no mercado de investimento.
E aí, gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre dicas profissionais, empresas, e tudo que ronda o mercado financeiro, acesse o blog de Cedro e confira!
Deixe um comentário