Inteligência Artificial

4 formas de utilizar inteligência artificial em empresas

Avatar do Rogério Marques

Por Rogério Marques

05 setembro 2017 - 14:10 | Atualizado em 18 setembro 2023 - 19:13


4-formas-de-utilizar-inteligencia-artificial-em-empresas

O uso de inteligência artificial em empresas vem ganhando mais espaço com o decorrer dos anos. O mundo corporativo tem os olhos voltados para as capacidades das IAs em gerar inovação, otimização de tempo e aumento da produtividade. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2022 pelo McKinsey, 39% das contratações das empresas norte-americanas eram destinadas a desenvolvedores de software. Isso mostra o tamanho do foco das empresas em buscar as inovações das inteligências artificiais.

Para manter o seu negócio competitivo e alinhado às tendências tecnológicas mais inovadoras da atualidade, a Cedro Technologies separou 4 formas que a sua empresa pode utilizar inteligências artificiais. Confira!

O que é inteligência artificial?

Com a popularização do ChatGPT, a maioria do grande público já está conseguindo entrar em contato com os benefícios proporcionados pelas IAs. As empresas, por sua vez, acabam encontrando resistência na implementação dessas tecnologias por não saberem ao certo qual sua definição.

Basicamente, as principais características que definem uma inteligência artificial é a capacidade de aprender e se adaptar a mudanças em tempo real, por meio do Machine Learning, operando de forma autônoma, sem necessidade de supervisão humana, além de ser capaz de se comunicar com outras máquinas.

Isso dá margem para uma série de aplicabilidades no mundo do trabalho, seja na indústria ou no mundo corporativo, e é importante entender como sua empresa pode alavancar seus resultados utilizando as IAs.

1. Melhorias na experiência do consumidor

Por oferecer um atendimento rápido, eficiente, personalizado e disponível em tempo integral, a inteligência artificial se mostra como uma grande solução para a área de atendimento ao cliente.

Além disso, tecnologias como os chatbots, que utilizam inteligência artificial para se comunicar com humanos, têm se mostrado muito capazes de resolver problemas com um baixo índice de transtornos, aplicando até mesmo técnicas de fidelização.

Por isso, a IA tem sido tão utilizada por profissionais de marketing como forma de mensurar estratégias de relacionamento entre cliente e empresa, visando melhorar a experiência do consumidor.

2. Automação de tarefas

Sem dúvidas, uma das principais aplicações da inteligência artificial no meio empresarial é a automação de processos de maneira escalável e eficiente.

Quanto menos trabalho for realizado manualmente, sendo automatizado por sistemas inteligentes, mais tempo para se dedicar na própria capacitação a sua equipe terá, tornando o negócio mais rentável e produtivo.

Para realizar a automatização de determinadas atividades, é necessário identificar quais são as tarefas mecânicas, que são feitas de formas muito processuais. Depois disso, é preciso identificar qual é a tecnologia que melhor se encaixa para realizar a atividade e implementá-la no cotidiano de trabalho.

 

Equipe em reunião discutindo como aplicar inteligência artificial em sua empresa

3. Análise de performance dos colaboradores

A inteligência artificial empresarial é capaz não somente de otimizar a produtividade dos colaboradores por conta da automação de tarefas, mas também de analisar a performance de cada membro da equipe, com o intuito de melhorar a qualidade do serviço e possibilitar que os gestores adotem as melhores práticas.

4. Gestão do setor de Recursos Humanos

Com o decorrer dos anos, o setor de RH se tornou um departamento muito relevante para as empresas, sendo o grande responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores, redução do turnover e mitigação do absenteísmo. 

Por isso, seus relatórios e análises, hoje em dia, são realizados com base em sistemas tecnológicos, permitindo que um grande volume de informações sejam geridas com eficiência e assertividade.

O uso de inteligência artificial no setor de RH permite que a comunicação desse departamento com outros setores da empresa seja mais ágil, facilita o reconhecimento de padrões e tendências, além de permitir avaliações mais amplas e detalhadas sobre os colaboradores, possibilitando testes de desempenho para encontrar o perfil ideal.

Todas essas 4 aplicabilidades são alguns exemplos de como sua empresa pode tornar-se mais produtiva utilizando AI. Se quiser saber mais sobre tecnologia no mundo empresarial, especialmente no mercado financeiro, acesse o blog de Cedro e confira!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *