Integração via APIs: conheça o potencial para o mercado financeiro
Por Bruno Zago
06 setembro 2022 - 18:20 | Atualizado em 29 maio 2023 - 17:28
Vivemos em uma era em que as APIs (Application Programming Interfaces) se tornaram parte integrante de quase tudo no mundo digital. Elas são, na verdade, uma coleção de protocolos, definições e ferramentas que permitem a interação e comunicação entre componentes de software.
As APIs permitem que um usuário se comunique com uma ferramenta ou aplicação. Com elas, é possível usar uma interface para solicitar algo de uma aplicação. Em seguida, ela passará os dados para uma API, que interpretará as informações e fornecerá uma resposta. Uma API converte os dados retornados em algo que o usuário possa entender.
No setor financeiro, as APIs são ferramentas essenciais que garantem operação e desempenho contínuos. No entanto, para um funcionamento otimizado e automatizado, os processos e sistemas de negócios precisam ter um meio pelo qual possam interagir e compartilhar dados críticos.
É aí que entra a integração via API. Para ajudar a entender mais sobre o conceito e benefícios, prossiga a leitura.
O que é a integração via API?
Fala-se muito sobre as integrações de API e, no domínio da transformação digital no mercado financeiro, elas são críticas. Mas é fácil para uma pessoa não técnica se perder no mar de padrões, termos e tendências em mudança.
A integração via API é a conexão entre duas ou mais aplicações por meio de internet que permitem que os sistemas troquem fontes de dados. Elas potencializam os processos e mantêm os dados sincronizados, aumentando a produtividade e gerando receita.
No entanto, há um requisito adicional para obter processos e procedimentos de negócios otimizados e automatizados que interagem e compartilham dados críticos. É aqui que entra a integração da API.
A importância das integrações via API
A integração via API tornou-se fundamental no mundo moderno devido à explosão de produtos e aplicações baseadas em nuvem. Como tal, as organizações do mercado financeiro precisam criar um sistema conectado em que os dados serão retransmitidos entre várias ferramentas de software sem a necessidade de fazê-lo manualmente.
Ela desbloqueia um novo nível de flexibilidade de informações e entrega de serviços. Também facilita a incorporação de conteúdo de diferentes sites e aplicativos.
4 benefícios da integração da API
Existem vários benefícios notáveis da integração da API. Os mais importantes incluem:
1. Automação
A integração via API permite a transferência automática de informações e dados de um aplicativo para outro. A automação bem-sucedida ajuda a eliminar o componente manual (humano), o que economiza tempo e reduz drasticamente os erros.
2. Escalabilidade
A integração via API permite que as empresas cresçam, pois não precisam começar do zero ao criar sistemas e aplicativos conectados.
3. Visibilidade, comunicação e relatórios simplificados
A integração via API permite visibilidade de ponta a ponta de todos os sistemas e processos para comunicação e relatórios aprimorados. Com uma abordagem simplificada, você pode rastrear e monitorar dados de forma eficaz, criando relatórios robustos com base em conjuntos de dados específicos e abrangentes.
4. Redução de erros
A integração da API permite a transferência de dados complexos e volumosos com redução de erros e inadequações.
Conheça as APIs da Cedro Technologies
A Cedro Technologies disponibiliza APIs para o mercado financeiro que ajudam o setor a transformar o complexo em simples, acelerando projetos. Para facilitar o consumo desses conectores, a empresa reuniu em um único lugar todas as soluções de investimentos necessárias para você acelerar o seu negócio no setor financeiro.
O objetivo é levar inovação para as empresas, com acesso fácil e rápido a informações do mercado.
Apresente rapidamente as suas soluções no mercado, integrando com as nossas soluções, como, por exemplo, com dados de negociação, consultas e cotações de ações do mercado de capitais.
Com essa ferramenta, as empresas podem acompanhar em tempo real dados financeiros para seus projetos, apps e sistemas. A solução de alta estabilidade, baixa latência e ampla cobertura de dados está disponível para diversas aplicações, independentemente da linguagem ou do sistema operacional.
Conheça algumas das APIs disponibilizadas:
APIs de Market Data
- API de Cotação do Ativo;
- API de Negócios Realizados;
- API de Volume por Preço;
- API de Notícias do Mercado;
- API Livro de Oferta;
- API Ranking de Corretoras;
- APIs Dados Fundamentalistas.
API Risk Cedro
- API de Gerenciamento de Usuários;
- API de Risco Operacional.
API Trading
- API para negociação;
- API para roteamento de ordens.
Entenda o funcionamento das APIs da Cedro Technologies
Com a integração da sua empresa à B3, é possível aproveitar um ambiente ideal com a estrutura completa para projetos que utilizem cotações, dados da Bovespa, dados de commodities agrícolas, séries de ações e futuros, variações e paridade de moedas, além de muitas outras taxas e indicadores específicos do mercado financeiro.
Com dois data centers, sinal forte e constante, com redundância ativo-ativo, recepção de sinal otimizado e compatibilidade com conexões como TCP/IP, XML ou JSON, a solução oferece maior desempenho, infraestrutura de dados e disponibilidade de rede, comparada a outras soluções de API financeira.
Essa pode ser a chance da sua empresa se posicionar com força no mercado competitivo, utilizando dados da B3 para colocar seus projetos em ação.
A integração via API é a cola que mantém os desenvolvimentos tecnológicos unidos e quem é um player do mercado financeiro não pode deixar de usá-las. A inovação tem pressa. Conte com a Plataforma de APIs da Cedro Technologies e acelere seu projeto.
Deixe um comentário