Know Your Client (KYC): entenda a importância de conhecer o seu cliente
Por Vitor Precioso
06 junho 2019 - 09:30 | Atualizado em 13 setembro 2023 - 10:54
Know Your Client ou Know Your Customer (KYC) são termos que sintetizam um conjunto de práticas e informações importantes para que você possa conhecer o seu cliente. A partir da busca de um grande volume de informações sobre seu potencial consumidor, você pode conhecer os potenciais riscos que essa relação pode gerar para o seu negócio.
Quanto maior o conhecimento sobre o perfil do cliente, mais informações uma instituição financeira terá para indicar os serviços mais direcionados a suas necessidades. Para o trabalho de compliance, KYC auxilia empresas dos mais variados setores a confirmar a identidade do cliente, evitar roubo de identidade, a ocorrência de fraudes, a prática de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo.
Para validar essas informações, é preciso ter acesso a diversas fontes de dados e compilar os resultados para fazer uma avaliação completa de um potencial cliente e de todas as nuances que podem influenciar o relacionamento com seu negócio. No entanto, isso demanda tempo e uma equipe dedicada a encontrar as informações.
Como automatizar o processo de KYC
Com o auxílio da tecnologia, é possível tornar o processo de consulta de dados e KYC muito mais ágil. A automação dessas práticas permite que o negócio seja atuante no mercado e não fique para trás diante da concorrência.
Uma plataforma de validação cadastral e enriquecimento de dados possibilita mais celeridade aos processos internos da sua empresa, além de oferecer respostas mais rápidas para o cliente.
A partir da utilização de diversas fontes específicas, é possível cumprir as exigências legais e garantir a atuação proativa do seu negócio diante de monitoramento e análise de riscos.
Dê atenção para outros grupos
As práticas de KYC são importantes para o seu negócio e diretamente ligada ao Core Business. Para evitar fraudes e falhas, especialmente dentro das organizações, a atenção para outros grupos têm ganhado força. Também é preciso encontrar informações sobre eles. Veja alguns casos:
- Know Your Employee (KYE) – conheça seus colaboradores;
- Know Your Supplier (KYS) – conheça seus fornecedores;
- Know Your Partner (KYP) – conheça seus parceiros comerciais;
- entre outros grupos.
Conheça o Data Engine Cedro
O Data Engine Cedro é a plataforma de validação cadastral e enriquecimento de dados desenvolvida pela Cedro Technologies. Você pode automatizar o processo de checagem de informações de cadastro, restrições de crédito, notícias desabonadoras e dezenas de outros dados.
Caso tenha um grande volume de consulta, é possível integrar a API da plataforma diretamente aos softwares de gestão utilizados na sua empresa.
O Data Engine é uma solução completa baseada em um conjunto de APIs (padrão REST) e que integra diversas fontes de informação para validação cadastral, checagem de informações cadastrais, restrições de crédito ou cadastro, notícias desabonadoras e dezenas de outras informações.
Veja alguma das fontes públicas, locais e privadas que seu negócio pode acessar com o Data Engine para compliance, KYC, prevenção à lavagem de dinheiro (PLD) e Financiamento do Terrorismo (FT):
- Lista restritiva;
- Cidade de Risco;
- Profissão de Risco;
- Lista Suja do Trabalho Escravo (Ministério do Trabalho);
- Pessoa Politicamente Exposta (SISCOAF);
- Justiça do Brasil;
- Mídia Negativa do Google (Organização Criminosa, Lavagem Dinheiro, etc);
- Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC);
- IBAMA;
- Certidão Negativa da Polícia Federal;
- Receita Federal;
- Serpro;
- Serasa;
- Risk Money – AML Consulting;
- WorldCompliance – LexisNexis;
- RISC – Advice Compliance Solutions.
Quer utilizar o Data Engine Cedro na sua estratégia de KYC e compliance? Entre em contato com nosso time de especialistas!
Boa tarde! Tudo bom?
Gostaria de um orçamento para consulta PEP familiar e PEP relacionado. A empresa vai consultar em média 1.600/mês.
Olá, Angela! Nosso time comercial entrará em contato para mais informações. Agradecemos pelo interesse, abraço!