Tecnologia

Quais são os melhores frameworks de gestão de projetos de TI?

Avatar do Rogério Marques

Por Rogério Marques

27 maio 2016 - 14:10 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43


qual-melhor-framework-de-gestao-de-projetos-de-ti
Image of businessman pointing at document in touchpad while interacting with his partner at meeting

Para gerenciar projetos de TI, podemos optar por diversas metodologias, também conhecidas como frameworks de gestão de projetos de TI. Os frameworks mais eficazes e que engajam o maior número de adeptos são ITIL, COBIT e SCRUM – que, consequentemente, estabelecem as melhores práticas de TI no mundo corporativo. Com este suporte, é possível melhorar o desempenho geral do setor e estabelecer métricas confiáveis para sua medição e monitoramento.

Para saber qual destas opções é a mais indicada para a sua empresa, veja a seguir o detalhamento destes padrões e entenda as principais diferenças entre cada um.

O que é ITIL?

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o framework mais adotado mundialmente. Seu foco é voltado para a estruturação dos serviços de TI com alinhamento aos objetivos do negócio. Ele se baseia no ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action – Planejamento, Execução, Controle, Ação), abrangendo a determinação da estratégia de serviço, a escolha da melhor solução, o gerenciamento de mudanças, a determinação dos níveis de serviço, assim, como a sua melhoria contínua. Após sua adoção, os processos de TI se tornam mais consistentes e a empresa alcança maior eficácia na entrega de serviços, otimizando a experiência dos clientes.

O que COBIT?

COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é um framework muito bem-conceituado no mercado e seu foco é voltado para a governança de TI. Abrange práticas gerenciais para planejamento e organização dos recursos de TI, visando a ampliação dos níveis de qualidade e segurança da informação, com alinhamento aos objetivos do negócio, otimização dos investimentos em equipamentos e aplicativos, assim como o estabelecimento de métricas confiáveis para monitoramento e avaliação dos processos de entrega e suporte de serviços.

O que é SCRUM?

SCRUM é um framework focado no gerenciamento dinâmico de projetos, sendo muito aplicado a projetos de desenvolvimento de softwares, visando a sua agilização. Ele subdivide o trabalho em etapas incrementais, com duração entre duas a quatro semanas, monitoradas por meio de reuniões diárias. Ao final de cada etapa, os objetivos traçados devem ser alcançados — funcionalidade ou produto concluído. Além disso, estabelece os papéis a serem desempenhados pela equipe envolvida, a metodologia de priorização de atividades e a gestão de mudanças e adaptações.

Framework de gestão de projetos de TI

Como vimos, as práticas do ITIL fortalecem a estruturação dos serviços de TI, o COBIT otimiza o cenário de TI para conferir governança aos processos e o SCRUM simplifica e dinamiza a gestão de projetos. Todos estes frameworks se aplicam a diferentes tipos de empresas e de circunstâncias, determinadas conforme o grau de maturidade da TI em cada organização.

Cada framework de gestão de projetos de TI tem práticas que contribuirão significativamente para a evolução geral do desempenho de TI e ampliação dos seus resultados. Aprofunde os estudos de cada framework e tire o melhor proveito de cada um, fazendo um mix específico para o perfil da sua empresa, caso não tenha aderência total a um deles. Com certeza, sua equipe de TI só tem a ganhar conhecendo estas fantásticas metodologias de gestão.

Quer saber mais ou quer tirar dúvidas? Compartilhe com a gente!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *