WSO2: Conheça a plataforma de gerenciamento de APIs
Por Rogério Marques
22 abril 2019 - 17:10 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48
Segundo a Gartner, a transformação digital é um termo abrangente que abarca o entrelaçamento entre os mundos físico e virtual, que está elevando os negócios, os mercados, as indústrias e as organizações a novos patamares, com a exploração e evolução de novos modelos para permitir mais agilidade a colaboradores, parceiros e clientes.
Diante de um ecossistema de aceleração digital, para que seu negócio conquiste este espaço é preciso utilizar uma tecnologia que suporte esse processo de maneira rápida e responsiva, com uma plataforma omnichannel (web e mobile).
O gerenciamento de APIs, ou API Management, está no centro desse processo de transformação. As APIs são um conjunto de configurações que concentram funções e procedimentos que permitem que uma aplicação acesse as funcionalidades ou dados de uma outro sistema, aplicação ou serviço. O que é a API? Se você não conhece o significado clique aqui.
Um bom gerenciamento das APIs permite economizar tempo e acelerar a criação de novos produtos digitais nos principais serviços de uma empresa. Para facilitar o uso e contar com a disponibilidade em tempo integral, as APIs devem estar bem documentadas. Por isso, é necessária a definição de uma solução de API Management.
No mercado existem diversas soluções disponíveis, com importantes players por trás, tais como: CA Technologies, Azure API Management da Microsoft, Sensedia, Apigee do Google e WSO2.
Cada uma dessas plataformas possui seus pontos positivos e negativos. Neste artigo, daremos destaque ao WSO2, que a Cedro Technologies utiliza para trabalhar com alguns clientes.
A plataforma WSO2
WSO2 é uma plataforma de integração de APIs, aplicações e webservices locais ou pela internet de alta confiabilidade e produtividade, simplicidade de uso e melhor retorno sobre o investimento, com estrutura completa para desenvolver, reutilizar, executar e gerenciar as integrações.
Construído em código-fonte totalmente aberto, WSO2 possui uma série de componentes que podem ser usados separadamente ou em conjunto como uma plataforma coesa e ágil.
A suíte WSO2 é composta pelas seguintes soluções:
WSO2 API Management
WSO2 API Management permite a publicação de serviços no modelo de nuvem, permitindo que clientes possam acessar e consumir API de forma segura e controlável. O gerenciamento é feito pelas ferramentas WSO2 API Publisher e WSO2 API Store. Esse é um componente central para implantar e gerenciar ecossistemas orientados por APIs.
Com seus recursos híbridos, o WSO2 simplifica os projeto e abrangem ambientes tradicionais e de microsserviços. E diferente de outras plataformas de gerenciamento de APIs, o código-fonte é totalmente aberto, permitindo customização e adaptabilidade.
WSO2 Integrator
Esse módulo de integração é alimentado por um ESB (Barramento de Serviços Corporativo) leve e orientado a componentes desenvolvido em Java. Ele permite a conexão e reutilização de sistemas e serviços de forma heterogênea.
Além disso, o WSO2 Integrator torna possível orquestrar toda a comunicação entre diversos WebServices, Micro Serviços, Bases de dados e muito mais. Basicamente trabalha com os seguintes processos:
- Mediação de serviços, permitindo a separação das responsabilidades conforme o design da lógica do negócio a ser implementado,
- Roteamento de mensagens através de regras, filtros e resequenciamento de mensagens,
- Transformação de Dados,
- Transporte de Dados (HTTP, HTTPS, JMS e VFS),
- Hospedagem de Serviços.
WSO2 é uma das líderes do setor de gerenciamento de APIs
O relatório independente de 2018, elaborado pela “The Forrester Wave”, coloca o WSO2 junto à IBM e ao Google como uma das líderes do setor de gerenciamento de APIs.
Além disso, o relatório confirma e reconhece que o WSO2 é a única solução totalmente de código-aberto, mostrando a força que uma abordagem coletiva pode entregar grandes soluções tecnológicas para corporações.
Confira o quadro elaborado pelo estudo:
Clientes nacionais e internacionais utilizam a plataforma WSO2
Com o seu crescimento no mercado, diversas organizações no Brasil e no mundo estão utilizando a plataforma WSO2 para gerenciamento de suas APIs e integrações. Confira alguns exemplos:
Comércio Eletrônico
- Ebay.
Telecom e Telecomunicações
- West,
- Algar.
Tecnologia
- Motorola,
- Verifone.
Mercado financeiro
- American Express,
- Experian,
- Wells Fargo.
Com sua ampla experiência no mercado financeiro, a Cedro Technologies também utiliza o WSO2 em conjunto com diversos clientes.
Vantagens de utilizar a plataforma WSO2
A plataforma de gerenciamento de APIs e integrações WSO2 oferece diversas vantagens. Aqui, ressaltamos pontos importantes. Confira:
- Software open source, permitindo maior conhecimento e controle da ferramenta e diminuição dos custos,
- Simplificação da gestão da eficiência, escalabilidade e atendimento dos requisitos de segurança,
- melhor custo, confiabilidade, suporte e principalmente customização, comparado aos outros produtos,
- Integração simplificada, permitindo fácil evolução dos serviços.
WSO2 Gateway
- Publicação de serviços e APIs no modelo de nuvem de forma segura e controlável,
- Gerenciamento feito pelas ferrramentas WSO2 API Publisher e WSO2 API Store.
WSO2 Integrator
- Controle de toda a comunicação entre diversos Web Services, Bases de dados e muito mais,
- Mediação de serviços,
- Roteamento de mensagens através de regras, filtros e resequenciamento de mensagens,
- Transformação de dados,
- Transporte de dados (http, https, jms e vfs),
- Hospedagem de serviços.
Quer conhecer mais sobre a plataforma WSO2 e utilizá-la para as integrações do seu negócio? Entre em contato com a Cedro Technologies e consulte nosso time de especialistas!
Deixe um comentário